label_hover_video Read

OPINIÃO, por Franck Vigot, Diretor do Departamento Automotivo da SEGULA Technologies

O mercado automotivo evidentemente incorpora um grande número de fatores essenciais à indústria: um mercado complexo, requisitos de qualidade, avanços tecnológicos, restrições econômicas, regulatórias e ambientais… Em suma, esta indústria, que é ao mesmo tempo madura e está na vanguarda da inovação, reúne todos os requisitos, e particularmente todas as habilidades, métodos e tecnologias para aprimorar de forma significativa outros domínios industriais… especialmente durante a crise, desde que possamos criar as condições organizacionais e humanas certas para essa sinergia.

Automotivo: uma indústria abrangente e uma fonte de inspiração

Setores que incorporam tal variedade de profissões e habilidades são raros: de projetistas a programadores de robôs, sem esquecer projetistas de peças 3D e modelagem de fluxo, testadores de protótipos, arquitetos de linha de produção, especialistas em subcontratação, etc. Além disso, estes profissionais devem trabalhar juntos, em paralelo, para desenvolver um carro em algumas dezenas de semanas, que é então produzido a uma taxa de uma unidade por minuto!

Para tanto, fabricantes, empresas de engenharia e subcontratantes ao longo do tempo criaram ferramentas e métodos para co-construção, que significa, por exemplo, que a viabilidade técnica e industrial pode ser garantida com bastante antecedência ou que sistemas e subsistemas funcionais podem ser projetados de imediato (‘right first time’ no nosso jargão).

Por fim, a competitividade do setor significa que toda a indústria está trabalhando com custos apertados e margens reduzidas, ao mesmo tempo em que cumpre inúmeras normas e restrições regulatórias, principalmente no que diz respeito à segurança e ao meio ambiente. Restrições que agora estão aparecendo ou aumentando em outros setores industriais.

Vendo a crise como uma oportunidade para grandes mudanças

A atual crise, claro, intensifica o impacto dessas restrições. As autoridades públicas estão vendo isso como uma oportunidade para aumentar algumas regulamentações. A economia parece mais incerta do que nunca. No entanto, os fabricantes podem optar por ver oportunidade mais do que riscos, e se beneficiar da abertura de fronteiras entre setores industriais que antes eram estranhos entre si. É o que fizemos ao usar nossa experiência automotiva para atender às necessidades prementes da uma fabricante de equipamentos médicos, para projetar e produzir 10 linhas de produção de filtros respiratórios em 6 semanas em vez de… 6 meses ! As chaves para o sucesso? Uma co-construção entre produto-processo a partir da fase de projeto, o avanço dos subprojetos em paralelo, e nossas habilidades e ferramentas em reologia (ed.: estudo da deformação e fluxo da matéria sob pressão, neste caso o fluxo da matéria plástica nos moldes).

Construindo pontes entre setores e profissões

Além desse exemplo pontual diretamente ligado à crise da Covid-19, acreditamos firmemente que o setor automotivo pode, ou mesmo deve, colocar suas práticas em uso em outros setores. Isto pode envolver métodos de trabalho, como agilidade, co-construção, integração a montante das linhas industriais; conhecimento, como flexibilidade de linhas de produção, que agora precisam lidar com diferentes produtos sem reconfiguração, e autorizar operações delicadas para a manutenção; experiência, como o gerenciamento de interrupções na cadeia de suprimentos, que superamos particularmente graças a uma rede internacional de fornecedores; e, claro, habilidades científicas e tecnológicas diretamente ligadas ao setor automotivo (ed: ver a tabela abaixo).

Ademais, o setor automotivo vem lidando com alguns desafios intersetoriais, como a integração de múltiplos padrões que às vezes são difíceis de coexistirem, ou a transição energética/ecológica, há mais de uma década. Por isso, temos sólida experiência e soluções turnkey que podem ser adaptadas para outras indústrias.

Por fim, não esqueçamos que essa abordagem multidisciplinar intersetorial que gostaríamos de ver só poderá vir à tona se construirmos pontes entre profissões, setores e disciplinas: uma troca harmoniosa entre os participantes é tão importante para nós quanto o conhecimento.

Convidamos, assim, os fabricantes a se unirem a nós nesta abordagem interdisciplinar, ainda mais no atual momento, para que possamos progredir juntos em direção a uma indústria mais aberta, inovadora e, em última instância, mais eficiente. Nós podemos ajudar uns aos outros!

Infographie_diversification_P
Mobile FOR A BETTER EXPERIENCE

ROTATE YOUR TABLET